Quem
somos

Desde 1995 ajudando crianças e adolescentes

A Associação Criança Feliz (ACF) é uma entidade que constrói sua história no atendimento de centenas de crianças, adolescentes e suas famílias, desde 1995, residentes do Bairro Fátima Baixo e outros 11 bairros da Região Norte de Caxias do Sul/RS. Atualmente realiza cerca de 230 atendimentos diários através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas, alimentação e de assistência social, dentre outros, contabilizando mais de 30 mil desde a sua fundação.

Atividades Realizadas

Mais de 230 atendimentos/mês

a crianças e famílias em 2018;

Dados das entidades participantes em 2017

147

atendimentos

Oficinas de músicas (canto coral, flauta, violão e percussão)

230

atendimentos

Oficinas de literatura

230

atendimentos

Esporte e Lazer

120

atendimentos

Oficinas de Dança

118

atendimentos

Oficinas diversas como culinária, jiu jitsu, yoga, crochê, teatro e circo

193

participantes

Número de participantes na Escola de Férias.

86

mil refeições

Número de refeições servidas em 2017, incluindo café, almoço e pré-janta

71

adolescentes

Encaminhamentos para cursos profissionalizantes

1677

pessoas

Atendimentos aos familiares e a comunidade pelo Serviço Social de janeiro a agosto de 2018

Apresentação

A Associação Criança Feliz (ACF) é uma entidade que constrói sua história no atendimento de centenas de crianças, adolescentes e suas famílias, desde 1995, residentes do Bairro Fátima Baixo e outros 11 bairros da Região Norte de Caxias do Sul/RS. Atualmente realiza cerca de 230 atendimentos diários através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas, alimentação e de assistência social, dentre outros, contabilizando mais de 30 mil desde a sua fundação.

A estrutura física atual da entidade é composta de um prédio de alvenaria de dois andares, com área construída de 1.160m², distribuídas em salas (educativas, de atendimento individual e/ou coletivo e comunitário), espaço multiuso, refeitório, cozinha, instalações sanitárias, salas de reuniões, telecentro, lavanderia, despensa, depósitos, área administrativa e pátio.

Nas imagens abaixo é possível acompanhar a evolução da estrutura da entidade, desde o início da sua construção, em 1995, até os dias de hoje.

A ACF é uma organização comunitária com 23 anos de história no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas respectivas famílias; residentes da Região Norte de Caxias do Sul/RS.

O atendimento aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes se estrutura em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, faixa etária de 6 a 15 anos de idade, conforme dispõe a Tipificação Nacional dos serviços socioassistenciais; Programa de atendimento comunitário para os moradores residentes no Fátima Baixo e 11 bairros do território norte de Caxias.

Valores e missão

Missão

  • Gerar oportunidades para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo ações com vistas a melhoria da qualidade de vida.

Negócio

  • Gerar oportunidades e desenvolver pessoas.

Visão

  • Crescer de forma sustentável na geração de oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Valores e Princípios Éticos

  • - Fazer a diferença na vida das pessoas
  • - Seguir o Código de Ética
  • - Respeitar a diversidade

Políticos

  • - Agregar valor aos parceiros, doadores e voluntários
  • - Ser uma Entidade comunitária, planejada e transparente
  • - Participar das políticas públicas

Sociais

  • - Garantir a gestão de forma responsável e sustentável
  • - Ter uma equipe valorizada, profissionalizada e interdisciplinar
  • - Trabalhar em equipe

Palavra da Presidente

  • Falar em nome da Associação Criança Feliz, em seus 23 anos de trabalho dedicado a crianças e adolescentes de 12 bairros da nossa comunidade caxiense, é um misto de alegria, honra, orgulho e muita responsabilidade.
    Meu voluntariado nessa querida instituição iniciou há muito tempo, com a oportunidade de conviver com os sonhadores desse projeto.
    Hoje, dentro de um cenário econômico, social, político e ético desafiador, somos apoiados por quase 350 padrinhos e madrinhas, empresas de atitude, um time de gestão e educadores que fazem A Grande Diferença no acolhimento e atendimento da nossa meninada, além dos voluntários das oficinas, eventos, projetos e doações.
    Estar à frente da 'Criança Feliz' ou da ACF como carinhosamente chamamos, é um movimento que se realiza porque há pessoas do BEM, dedicadas, proativas que, ao unirem-se, formam um importante e belo mosaico com significado, forma e finalidade.
    Confiamos de que estamos nessa jornada para fazer o melhor que pudermos de forma transparente e seguindo uma cultura de paz.
  • Damo-nos as mãos e andamos para o mesmo propósito de transformar esperança e sonhos em vida digna e real a esses pequenos seres.
  • Um abraço,
    Liège Francisco
    Presidente

Prêmios
conquistados

A Associação Criança Feliz segue o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e participa do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

A Assembleia Legislativa e Federasul contemplaram a Associação Criança Feliz com o Prêmi o Líderes e Vencedores (14ª edição) – 2008

Adesão ao Modelo de Excelência em Gestão: 2005

Implantação do sistema de avaliação: 2008

Plano de Melhorias: 2009

PQRS 2010 – Medalha de Bronze

PQRS 2011 – Troféu Bronze

Transparência

Faça o download

Diretoria

Presidente: Liège Walderez Francisco

Vice-presidente: Delcio Antônio Agliardi

Secretária: Leonor Teresinha Picolli

Tesoureiro: Juliano de Moraes Viegas

Suplentes: Maria João Palma (secretária) e Leonardo Siqueira Borges (tesoureiro)

Conselho Consultivo

Zeli Dambros, Luiz Carlos Branco, Alexandre Randon, Nestor Folle, José Weber, Gilmar Dal Pizzol, Teilor Zadra, Irone Covolan, Humberto Tomé, Milton Corlatti, Celestino Loro e Rodrigo Isolan.

Conselho Emérito

Humberto Valério Tomé e Milton Corlatti.

Conselho Fiscal

Renato Francisco Toigo, Volnei Ferreira Castilhos e Osvaldo Ferreira.

Venha nos
visitar

Conheça a Associação Criança Feliz e dê uma olhadinha no nosso mapa para saber como chegar.

Você será muito bem-vindo (a)!

Endereço

Av. Dr. Mário Lopes, 1868, Fátima Baixo

Caxias do Sul/RS

Horário de atendimento

Seg - Sex | 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:00